Restauro
De madeira em madeira, piso do Salão Milton Lemos está quase concluído
A próxima etapa vai precisar da ajuda da comunidade; professores, alunos e funcionário preparam campanha para mobiliar o espaço
Paulo Rossi -
O sonho está mais próximo da realidade. O restauro do piso do Salão Milton de Lemos deve ser concluído esta semana. A mobilização de professores, funcionários e alunos do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) permanece. Os esforços estão voltados a um mesmo alvo: mobiliar o Salão, para que o centenário - em setembro de 2018 - possa ser celebrado ali, no mesmo ambiente por onde já cruzaram artistas consagrados, como a pianista brasileira Eudóxia de Barros e o flautista alemão Hans-Joachim Koellreutter.
E as obras realizadas ao longo de três meses também se transformaram em descoberta. Ao retirar o antigo assoalho, comprometido, e mexer em parte do madeiramento do palco, uma antiga estrutura - arredondada e menor - foi identificada. "Não sabíamos que existia este palco aqui embaixo. A última reforma de que se tem registro é de 1940, quando o Salão foi ampliado", conta, entusiasmada, a servidora Eliane Brum Machado. E adianta: não está descartada a possibilidade de a estrutura ser recuperada, já que poderia se tornar exemplo de valorização da história do Conservatório, Patrimônio Cultural do Estado.
Mais melhorias
A substituição do piso, a troca de todos os barrotes e vigas danificados e a descupinização são apenas parte dos investimentos. Para restaurar o Milton de Lemos, a Associação Amigos do Conservatório de Música e a UFPel uniram esforços. A entidade financiou a compra da madeira ipê. A universidade banca, neste momento, a mão de obra e já garantiu que irá investir em melhorias na iluminação do espaço.
As obras encerram um ciclo de cinco anos de espera e de incertezas, desde a interdição da sala de concertos, em setembro de 2012.
Adote uma cadeira!
Você pode ajudar a mobiliar o Salão. Até agora, pelo menos, dez pessoas já se engajaram à campanha. Quem adotar uma das 215 poltronas, passará a dar nome à cadeira, que ganhará placa de identificação. As poltronas - cuidadosamente escolhidas - são do mesmo modelo da bela Sala São Paulo e têm um objetivo nobre: preservar a acústica elogiável do Milton de Lemos.
Para participar da campanha, faça contato com o produtor Rodrigo Mendes, através do endereço eletrônico agenciaguapo@gmail.com ou pelos telefones (53) 98465-8973 e 3271-1723. O valor de R$ 1.250,00 pode ser parcelado em três vezes através de boleto.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário